sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÃO DE RAÇAS, FORA DAS EXPOSIÇÕES MORFOLÓGICAS

TEXTO ESCRITO PARA O BLOG PUROSANGUELUSITANO@YAHOO.COM

Prezado Nélio, sua colocação é boa, tenho toda a certeza que o Salto de Obstáculos é a melhor opção no Brasil em todos os segmentos desta atividade esportiva e empresarial. Mas, cabe lutar para que as outras modalidades venham a alcançar o relevo que merecem. Temos clara certeza, pelo menos eu tenho que o cavalo PSL não é um cavalo de alta competição a não ser muito esporadicamente com um ou outro elemento no decorrer das décadas e pior, quando chegam ao patamar internacional não agüentam fisicamente o esforço requerido o que não perpetua a sua performance por mais de 2 ou 3 anos. O grande exemplo disso é o Relampago do Retiro, o próprio Portugal, garanhão este a fazer o divisor de águas do Adestramento no Brasil, só por isso já merece um grande relevo, isso em 2003, entre outros. Tenho plena certeza que existindo um investimento no cavalo Cruzado/Lusitano de Esporte/Sela Brasileiro, poderemos ter animais a curto prazo de tempo de grande qualidade esportiva. Como vc bem sabe já temos exemplos na modalidade de Salto que indicam isso, como o atual conjunto campeão brasileiro de amazonas, um cavalo Cruzado.

O que temos de prestar muita atenção é ao ensino de nossos cavalos. eles estão sendo desfeitos no ensino Elementar. Afirmo por vivenciar isso no Adestramento e ouço dos grande mestre Nelson Pessoa a mesma reclamação. Duas frente tornam-se de grande focalização, produzir cavaleiros com consciência na progressão metódica do ensino do cavalo, respeitando os elementos definidos claramente pela FEI para este fim e por outro lado, buscar-se por parte dos criadores investimento que realmente façam a diferença na raça no âmbito genético. Deixo claro aqui que existem hoje no circuito nacional de salto de obstáculos mais de cinco cavalos que custaram a seus proprietários mais de um milhão de dólares. Sabemos que criadores de cavalos PSL investiram fortunas na compra de cavalos Warmblood para competição. Como dizia o meu amigo João Carlos Ribeiro, "hoje existem no mercado mundial mais compradores de cavalos de um milhão de dólares do que cavalos valendo um milhão de dólares para vender para estes criadores".

O que de certo eu não agüento mais e comecei o ano buscando outros caminhos dentro do meu setor especifico "marketing do cavalo e cavaleiro". Como em todas as iniciativas empresariais, existem empresários de sucesso e outros não. A eqüinocultura não é uma atividade para aventureiros, ou mesmo novos ricos (estes últimos devem sim investir em cavalos de competição e buscar nestes lucratividade, caso gostem da idéia me procurem que indicarei como e aonde o fazer). A equinocultura necessita de muito conhecimento específico para que vc alcance o detalhe nos múltiplos desafios diários. Um empresário, certamente não terá como adquirir este conhecimento em menos de 5 anos. Mas se este insistir e dizer para ele mesmo que quer arriscar, ele terá de fazer a 1º pergunta para ele mesmo e ser honesto na resposta. - O que pretendo criar e qual a função a atingir. tendo a resposta ela chamará para uma reunião os 10 melhores profissionais do país e terá deles a formula para atingir o seu desejo. (de preferência tudo por escrito) Chegando-se a uma solução pura de RH, ele escolherá este profissional e de certo terá de confiar neste de olhos fechados. Hoje olho para um cavalo, seja este de salto ou de adestramento e sei se este é um mau, médio, bom ou muito bom cavalo num período menor a um minuto. esta resposta sensitiva é o resultado de uma experiência de 40 anos montando e vendo cavalos todos os dias. De certo ampliei o meu horizonte, vi galgos correrem, vi atletas de corrido fazendo o seu treinamento por mais de um ano no Clube Pinheiros em São Paulo. Uma atividade que ajudou-me muito a entender o cavalo foi o ballet em seus diversos estilos.

Uma coisa tenho a certeza neste exato momento, quando mais estudo, quanto mais tenho obsessão pelo que faço, mais entendo que nada sei e que apenas estou começando e a certeza tenho que morrerei e que não acalcarei os meus objetivos de conhecimento múltiplo desta atividade tão complexa. Hoje o passado no conhecimento é de grande valia para mim e de um respeito absoluto, aprender com aqueles que se foram ou que em breve irão é outra grande focalização.

No cavalo lusitano estamos perdendo um dos três maiores pensadores da raça (os dois outros são, Dr. José Monteiro e Eng. Sommer de D' Andrade) em breve devido a sua idade. O nome dele é Eng. Alfredo Batista Coelho. Este Sr. escreveu um livro o qual está guardado numa gaveta (ou estava). este livro terá de ser editado. lembro-me deste vir ao Brasil à mais de 20 anos e vender este projeto para alguns criadores nacionais e nada ter acontecido. Algo precisa ser feito ou este material e conhecimento não será perpetuado. Esta é a minha revolta com a MIOPIA portuguesa de sempre, permitir que isso aconteça. Tenho a certeza que hoje é mais fácil editar este livro no Brasil que em Portugal.

Já que ultrapassei o tamanho de texto requerido pelo meu amigo Tonico, vamos a mais uma: A partir de hoje comecei a defender a seguinte bandeira. O PRESIDENTE DA ABPSL não poderá participar da exposições internacionais e nacionais do cavalo PSL no Brasil. Defendo este pensamento o qual deveria ser emitido pelo próprio pois todos sabemos de seu papel na organização, seleção de juízes e que sistematicamente os Presidentes da ABPSL são evidenciados nas premiações de seus cavalos nas exposições. caso o atual Presidente realmente deseje um julgamento democrático, terá de partir deste esta iniciativa. Tenho plena certeza que os 40 ou 50 cavalos que trará para esta exposição morfológica terão seu numero multiplicado por aqueles que não colocam cavalos em exposições porque sabem que irão ser roubados ou no mínimo entrarão em desvantagem na competição. Por outro lado o Presidente poderá colocar em todas as outras competições os seus animais, Salto, Adestramento e ET, competições que independem de julgamentos diretos de juízes quase sempre envolvidos com o sistema. Estamos em 15 de janeiro, esta é a hora exata de trabalhar-se esta questão, pois chega a hora de estabular os potros para a competição em Maio.

Para finalizar não podia deixar de afirmar que o melhor da tribuna sem duvida é a Making Off. Aliás se os programas fossem executados daquela forma, certamente seriam um sucesso ainda maior. Nuno Eusébio, mesmo não mais me cumprimentando publicamente (devido aos tristes fatos destas últimas eleições) é um jovem criador de grande qualidade, de certo um futuro Presidente da ABPSL.

Um forte abraço,
nuno



Nenhum comentário: