terça-feira, 6 de julho de 2010

Carta a Amigo - 06/07/2010

Prezado amigo Ismael. Muitas vezes minhas criticas são mal interpretadas. Agradeço pelos 90% de acerto na sua opinião, mas acho exagerado.

Preço mínimo é normal em qualquer parte do mundo, tens razão. Quando pretende-se ter qualidade na oferta, terá de existir um acordo entre o vendedor e a empresa promotora de defesa do lote ( um percentual menor de defesa, já que trabalha-se com valores altos), até ai correto e normal. Correto mesmo seria anunciar-se na entrada do lote este preço, ou no final se não atingido, como muitas vezes vi ser executado. O que acho anormal e tentarei ser muito claro, porque é uma atitude praticada por todas as leiloeiras as quais vendem cavalos PSL em oferta publica no meu país, é o sujeito ir num leilão, o que já aconteceu com compradores vindos de outros países, visando comprar um especifico lote e quando o lote entra no picadeiro ou palco para ser ofertado, este lote já estar vendido anteriormente e no decorrer do pregão qualquer lance que o interessado pelo lote eventualmente vier a dar, será superado, anunciando-se depois um preço irreal na mídia.Tempos depois voltamos a analisar X evento e temos o conhecimento do ocorrido. Refiro-me exclusivamente a este aspecto..

Em tempos de comunicação ultra dinâmica e rápida, uma situação como esta não só faz o individuo nunca mais viajar ao nosso país para comprar cavalos, como também outros ficarão sabendo da história e também não virão por receio. A relação é de 1 para 20.

A crítica torna-se positiva, pois acredito 100% se for estabelecido este conceito e acordo, não só trará mais credibilidade aos eventos, como também os compradores estrangeiros poderão viajar a nosso país com maior tranqüilidade e segurança, o que é bom para todos. Esta prática denigre e muito a nossa imagem nacional e internacional e no final quem sofre são os próprios criadores/vendedores, devido à má reputação instalada nos procedimentos comerciais por longo período. Vc como líder, formador de opinião através de sua revista, proprietário de leiloeira e do excelente parque de exposições e eventos Marco Zero, deveria ser o primeiro a defender este conceito/acordo e realmente combatê-lo de todas as formas possíveis e destruir por completo e definitivamente aquela frase dita a vc por mim, naquela madrugada no lobby de um hotel na Cidade do México . As dezenas de reais ganhos em transações deste tipo, originam a perda de milhões a médio prazo. Nos próximos anos teremos de dedicarmos ao FORTALECIMENTO DA CREDIBILIDADE COMERCIAL de nosso cavalo, seja no Stud Book, seja nos leilões do RT, do VO, do HI, do HM, entre muitos outros que virão. Todos terão de saber que este tipo de atitude gananciosa foi, é e será se não exterminada, uma das responsáveis pela situação atual do mercado e desde já afirmo que o poço é ainda mais fundo, divido aos mercados do hemisfério norte estarem constantemente em crise. Caso venhamos a firmar este acordo entre cavalheiros, tenha a certeza que iremos caminhar rumo ao sucesso, dependendo depois da qualidade ofertada e dos exames, zootécnicos, clínicos, radiológicos e no caso das éguas, o reprodutivo. Se ampliarmos este trabalho e criarmos "um técnico" para escolher e selecionar cavalos para X ou Y leilão, ai andaremos ainda mais no resultado final. Pensem a respeito.



ESTE TEMA DEVE FAZER PARTE DOS DEBATES NO DIA 31 DE JULHO OU DOS PRÓXIMOS DEBATES...



FORTALECIMENTO DA CREDIBILIDADE COMERCIAL DOS PRODUTOS PSL NASCIDOS NO BRASIL.



Quantos aos nomes utilizados por vc, HM e o melhor criador novo do Brasil da raça PSL o Sr. Wu Gang, atrevo-me a fazer alguns comentários verdadeiros, devido a seu texto não ter ficado claro no meu entender. Vc fala de uma reserva de defesa de 100 mil reais, referente à égua Zatar Comando SN no último leilão Luso Brasileiro. É certo que este animal tinha um preço de reserva devido a sua extrema qualidade reprodutiva aliada a duas marcas fortes HM e SN (inclusive originou muitas discussões internas, a venda da mesma, sendo que todos os detalhes foram trabalhados e comparados). Ela foi ofertada ao mercado estritamente para mostrar que qualidade leva a um bom preço e para que pela terceira vez, bata-se o recorde de preço do mais importante leilão de cavalos PSL do país (esta é uma das formas da marca trabalhar o seu marketing). Vc sabe das pressões que existiram e especulações executadas antes do leilão para vender o lote ANTES do começo do leilão, mas o proprietário visando prestigiar o mercado como um todo, não aceitou nenhuma oferta, mesmo sendo estas muito perto do preço mínimo de defesa. Certamente foi uma atitude segura de quem sabe exatamente o que está vendendo, certo que voltar o produto para casa também seria um bom negócio, pelo marketing que proporcionou a exposição do nome do vendedor na mídia especifica e valorização de seu produto na barriga, filho do garanhão Luar (o qual foi colocado nos rectangulos para este fim, porque o mercado achava que este estava já morto - http://www.vimeo.com/13013253), com uma oferta de 30 mil na barriga, oferta esta real aonde eu tive participação direta nas duas fases, como vc bem presenciou. Defendi a égua até 100 mil (o que originou o caso ALOPRADO na Expo 2010, honradamente resolvido no dia seguinte) e logo após a batida do martelo, cumprimentei o comprador em nome do vendedor e ofertei 30 mil reais na barriga, aonde vc foi argüido pelo mesmo, se vendia ou não e vc afirmou para que não vende-se, amputando a minha comissão referente à intermediação do negócio (espero pela volta serenamente), o que achei normal também, fazendo parte integral do processo comercial envolvendo cavalos. Conto esta história em detalhes para que todos saibam de um exemplo de venda REAL de um produto de qualidade.



O errado é ter feito tudo isto e no final, vender a égua antes do leilão. Todo o trabalho POSITIVO e HONESTO certamente iria perder-se, originando uma grande duvida entre todos no preço praticado e divulgado na mídia. A isso chama-se marketing negativo, o que todos devemos combater com toda as nossas forças e poder e vc mais ainda por suas propostas futuras. Mais uma vez reafirmo que se existe criticas, elas são positivas e fruto de ampla pesquisa entre muitos criadores os quais tenho forte ligação.



Quanto á referência da marca SEVEN de propriedade do Sr. Wu Gang “fiquei boiando”, mas como amigo pessoal deste, posso afirmar que é um produtor de cavalos que veio para ficar, com uma proposta ímpar de trabalho e que em 2 anos de criação tornou-se o melhor exemplo que os outros tantos que irão chegar, deveriam espelhar-se. Hoje este criador tem um lote de éguas primorosas, todas doadoras de embrião, entre elas a mãe do cavalo selecionado para representar o Brasil no campeonato mundial de cavalos novos na Alemanha, égua esta que vc vendeu. Como todo o criador que chega para ficar, ele faz algumas participações em leilões para firmar-se no mercado, exatamente o que aconteceu com o Sr. Wu e devido às deficiências do mercado (assinaladas acima neste texto), acabou excedendo a margem de erro, que logo foi detectada e está sendo trabalhada da melhor forma. Por outro lado, o criador novo sente a necessidade de experimentar e esta vontade não pode ser reprimida, porque os danos a médio prazo serão maiores, mas certamente estas experimentações comerciais são de grande valor na avaliação do mercado, para depois definir-se o foco, a atitude para com este mercado, o que pretende-se criar e evitar novos erros no futuro, buscando na experiência dos já estabelecidos com sucesso e resultados, um amadurecimento precoce (sinônimo de inteligência e perspicácia). No caso do Sr. Wu hoje estamos diante de uma pessoa preparada e com um forte suporte de uma marca parceira, para encarar o futuro com tranqüilidade devido à sua qualidade de produção já estabelecida e custo operacional equilibrado, o que de certo é uma grande segurança e cria a base de sustentabilidade para seu crescimento acima da normalidade, através da qualidade, o que de certo sustentará o marketing direcionado no futuro.



Com a sua abertura ao dialogo, citei aqui dois exemplos, um diferente do outro, aonde poderemos ter uma visão do mercado global e suas diversas faces. O meu gosto pessoal é desenvolver o conhecimento especifico de todas, tendo pleno conhecimento que morrerei e não concluirei esta busca, devido à sua mutação constante, seja de modismos genéticos, ao marketing virtual, passando pela produção, logistica, performance e competições. O cavalo nos permite mais esta façanha, além de passar alguns anos sob seu dorso e é nela que mora a GRAÇA PELA BELEZA ABSOLUTA, conforme descrita em meu livro.



Um forte abraço

nuno

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